Espaço t - O meu País no Teu - Diálogo e Promoção Intercultural
                                                   

“O Meu País no Teu – Diálogo e Promoção Intercultural"

fundoasilo  cee  republica2  logo sgmai  logo acm 1 
  O Projeto “O Meu País no Teu” - Espaço Intercultural, é cofinanciado pelo FAMI - Fundo Asilo, Migração e Integração e pretende dar a conhecer criações artísticas e a cultura de nacionais de países terceiros a residirem em Portugal, como forma de promoção da convivência ao nível local e a sensibilização e promoção da cultura dos países de origem.

 

Descrição Geral:

Este projeto consiste na criação de iniciativas e eventos que visem a promoção da interculturalidade, usando a arte, linguagem universal como instrumento de integração. Assim pretende-se intervir em 2 domínios: - Promoção da Interculturalidade, através da realização de iniciativas de carácter cultural e workshops. Para tal será dinamizada a Galeria de Arte - Espaço Intercultural, onde serão expostos trabalhos artísticos (por exemplo pintura, escultura, vídeo, fotografia, instalação, performativos) oriundos de países terceiros; Será ainda realizado um evento intercultural denominado Dia da Interculturalidade, bem como a realização de 6 workshops dedicados a diferentes artes e culturas dos países elegíveis (por exemplo India, China, Paquistão, Ucrânia, Rússia, CPLP). - Edição, publicação e divulgação de materiais de sensibilização, com especial destaque para a edição de um número especial da Revista Espaço Con(tacto) dedicada à temática das artes e Interculturalidade. A revista versará a temática da Interculturalidade e será apresentada em 3 formatos num: negro (em Português, Mandarim, Russo, Crioulo e Inglês), Braille e áudio (com CD Rom). Estas iniciativas visam a interação entre os cidadãos nacionais e os cidadãos NPT, numa perspetiva de valorização da interculturalidade, através da arte. Na Galeria que será criada, serão realizadas 6 exposições de diferentes culturas e representativas das artes de cada país elegível.
Estas exposições, estarão abertas ao público e será um espaço de divulgação/promoção e interação cultural. Visa-se ainda criar um espaço de promoção da tolerância, do respeito mútuo e do enriquecimento individual, através do diálogo intercultural.

 

Objectivo(s):

 - Criar e dinamizar um espaço expositivo - Galeria de arte que vá de encontro à promoção e divulgação da cultura imigrante na comunidade local e no país de acolhimento; - Promover diferentes culturas e usar a arte como processo de integração; - Incrementar as sociabilidades locais e de proximidade na ótica da interculturalidade através da realização de iniciativas de carácter cultural; - Promover ações de sensibilização que visem a valorização da diversidade cultural; - Criar uma rede de parcerias coesa que contribua para o fortalecimento da sustentabilidade do projeto; - Promoção da tolerância, do respeito mútuo e do enriquecimento individual, através do diálogo intercultural.

 

 

Morada:

Rua do Sol,14 2º Andar

Escola EB1 do Sol

4000-527

 

 Contatos:

Telemovel: 916782792

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.espacot.pt

 

Horários:

De Segunda a Sexta das 10.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h

Inaugurações e Workshops aos Sábados das 15:00h às 19:00h

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

AddThis Social Bookmark Button